terça-feira, 26 de maio de 2015

O CRAS


Olá pessoal, como disse sou Assistente Social e trabalho com famílias através do CRAS, por isso, neste artigo resolvi explicar o que é o CRAS, suas demandas, seu público e serviços. Espero que gostem!

O que é o CRAS?


O CRAS é o Centro de Referência da Assistência Social, criado para atender à população de maior vulnerabilidade social e levar às famílias os serviços ofertados pela Política de Assistência Social. Ele funciona como uma Unidade Básica do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, que é responsável por todos os programas e projetos sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. Por estar dentro da comunidade e por ser a porta de entrada do cidadão no que diz respeito ao atendimento sócio assistencial, realizando o acolhimento e os encaminhamentos necessários, facilitando o atendimento às famílias mais vulneráveis de sua área de abrangência, o CRAS é considerado uma unidade de referência. No CRAS você pode fazer cadastro em programas de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família, e ter acesso a benefícios sociais que auxiliam na manutenção de condições dignas de vida, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada – BPC destinado à população com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, ambos devem possuir renda familiar per capta de até ¼ salário mínimo. 

Além disso, é função do CRAS a oferta pública do trabalho social com famílias e a gestão territorial da rede sócio assistencial de proteção social básica, o conhecimento do território, a organização e articulação das unidades da rede sócio assistencial a ele referenciadas.


Quem pode utilizar o CRAS?


O CRAS é especialmente destinado ao atendimento de famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade social, pobreza, ausência de renda, acesso precário aos serviços públicos, fragilização dos vínculos familiares e comunitários.







domingo, 3 de maio de 2015

A HISTÓRIA DO BLOG

Oi pessoal, tudo bem?

Primeiramente vou me apresentar: meu nome é Larissa, sou formada em Serviço Social pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG, tenho 24 anos e estou passando por uma ótima fase que é a construção da minha vida acadêmica. Posso me julgar feliz por ter conquistado uma vaga em um ótimo curso de especialização na Universidade que sempre sonhei. Por falar nesta fase é que segue a história do Blog da Lagui, primeiro criei este blog como proposta de atividade do curso de Pós-Graduação que realizo na Universidade Federal de Lavras - UFLA, meu curso é o UEI - Uso Educacional da Internet, você pode estar se perguntando: mas o que tem haver uma assistente social falando de internet e na educação, não é? Pois bem, temos tantas coisas pra discutir e esse post é só o começo dessa história. Espero agradar meus leitores! Obrigada pessoal.A propósito se estiver se perguntando sobre o nome do Blog, é simples Lagui foi um certo apelido de infância a mim concedido por parte dos meus irmãos, antes não gostava muito, mas agora já faz parte de mim.

Abraços!!